Controle de vibração na mineração

Controle de vibração na mineração

O processo produtivo de empreendimentos minerários é geralmente constituído de atividades diversas emissoras de vibração, sendo o controle de vibração na mineração um tema recorrente em processos de licenciamento ambiental de mineradoras e pedreiras situadas na proximidade de comunidades, ou no entorno de locais de ocorrência de cavidades.

Dentre as atividades operacionais, a de desmonte de rocha com uso de explosivos tende a concentrar maior atenção no tocante ao controle das emissões de vibração, visto que a operação desta atividade está associada à liberação de grande quantidade de energia. No entanto, a despeito de serem caracterizadas pela emissão de menor nível de vibração (em comparação com os níveis gerados por desmontes de rocha), as demais atividades minerárias –  seja as relacionadas ao carregamento ou descarregamento de material (produtos, estéril, rejeito, ROM, etc.), seja as relativas à operação de maquinários nas unidades de beneficiamento de minério, seja as associadas ao nivelamento de pilhas de estéril ou de rejeito por meio de tratores, ou mesmo as atividades referentes ao tráfego de veículos de carga em vias internas de acesso –, a depender do cenário em que estão localizadas, podem eventualmente ser identificadas como fontes emissoras críticas de vibração.

É o caso, por exemplo, do cenário em que uma atividade operacional emissora de vibração é realizada em distância pouco afastada com relação aos alvos receptores (comunidade ou cavidades) existentes no entorno. Nesse caso, a vibração gerada pode vir a assumir relevância significativa, tendo a necessidade de ser igualmente controlada.

O monitoramento sismográfico é considerado um elemento de controle de vibração na mineração, a partir do qual se verificam os níveis de vibração que incidem em um dado alvo receptor de interesse. Por meio dos resultados de monitoramento, é possível identificar a eventual necessidade de implantação de ações de controle, ou avaliar a eficácia das ações de controle implementadas.

Para efeito de controle de vibração na mineração, o monitoramento sismográfico deve ser executado por meio de metodologia apropriada, de maneira que seja considerada a dinâmica operacional da atividade emissora em avaliação. A vibração originada de processo de britagem, por exemplo, é geralmente associada à tipologia de vibração contínua, enquanto que a proveniente de tráfego de veículos de carga, ou do carregamento e descarregamento de material, é geralmente caracterizada pela tipologia de vibração transiente, já a vibração decorrente de detonação de explosivos por microrretardos é considerada como de tipologia transiente.

Verifica-se, portanto, que o monitoramento sismográfico e o respectivo controle de vibração na mineração, para serem eficientes, devem ser elaborados, e executados, considerando as particularidades específicas do cenário de vibração em avaliação.

Controle de vibração na mineração

Tipologia de vibrações (Fonte: SARSBY- 2000).