Viabilidade Ambiental demanda Estudo Preditivo

viabilidade-ambiental-demanda-estudo-preditivo-full2

Ao reconhecer que a variável ambiental é atributo indispensável ao planejamento estratégico de um projeto, principalmente para aqueles que potencializam impactos ambientais adversos significativos, a Elo concebeu e vem desenvolvendo estudos de pré viabilidade ambiental diferenciados – EPVA Elo, aplicáveis a novos projetos e/ou a projetos de expansão de empreendimentos em operação.

A viabilidade ambiental de um projeto é, sem dúvida, um dos pilares de sustentação de um negócio com vinculação direta com o pilar da sustentação econômica.

O processo de reconhecimento oficial da viabilidade ambiental de um projeto foi originalmente concebido como ferramenta de prevenção. Tanto assim que o consagrado EIA que instrui esse processo é denominado estudo prévio de impacto ambiental. Ou seja, deveria efetivamente atuar como uma das ferramentas de instrução à tomada de decisão dos empreendedores – “go /no go”.

Entretanto, fatores diversos contribuíram para minimizar o caráter preventivo associado ao EIA que hoje não cumpre essa função específica visto que requer maturidade conceitual do projeto de engenharia objetivado.

Em decorrência da evolução técnica e tecnológica das diferentes áreas de conhecimento, da intensa participação da comunidade e dos órgãos que a representam no planejamento territorial, da dinâmica das restrições impostas pelos requisitos legais e normativos associados, assim como de demandas específicas do mercado e das instituições de crédito, se fez necessária a antecipação dos estudos de pré viabilidade ambiental. Isso implica a necessidade de estudos de predição da viabilidade ambiental de um dado projeto, ou seja, num cenário caracterizado como “pré FEL”.

Ao fazer a leitura desse cenário, a Elo desenvolveu e vem continuamente aprimorando conceitos e métodos que permitem que o EPVA Elo, ou sua variável oficial específica, o EVTEA, assumam o conceito preditivo e daí sua função e competência como atributo relevante e indispensável ao planejamento estratégico de um projeto. Trata-se de estudo ambiental focado, inclusive, na identificação e na avaliação integrada de tendências legais, territoriais, sociais, institucionais, desenvolvido a partir de procedimentos metodológicos específicos.